O desejo de ser aceito é algo natural, e que nos move a todos em maior ou menor medida. Nesse sentido, não são poucas as pessoas que procuram atuar segundo o que se espera delas, para minimizar os riscos de rechaço e evitar a decepção.
Essa estratégia, que pode ser até inteligente em situações pontuais, acaba se convertendo em um lastre a longo prazo, porque afasta a pessoa de uma experiência de vida autêntica. O que começa seguindo uma lógica clara, a de fazer os outros se sentirem confortáveis e felizes a seu redor, se transforma num problema: a pessoa necessita da aprovação dos demais para tudo o que pretende fazer.
As consequências são duras. A pessoa deixa de arriscar, de seguir seus instintos, de tentar algo novo que deseja profundamente, tudo isso motivada pelo medo do desapontamento, pelo julgamento que possa receber por parte daqueles que convivem com ela. E o pior: quem busca constantemente a aprovação dos outros nem percebe que, na realidade, está fechando as portas às oportunidades e criando um entorno propício para a ansiedade, o stress e a frustração.
Te convido para uma jornada rápida sobre sua forma de lidar com a aprovação de maneira funcional!
Contato:
Linkedin: www.linkedin.com/in/juliaguimaraes1/
Instagram: @psicologadescomplica
#psicologia #psi #estudar #aprovação #foco #mindset #saudemental #saudementalimporta #comparando